Workshops



O Poder da Marioneta
Teatro Nacional D. Maria II – Salão Nobre
Sábado 30 de Maio das 14h às 17h

ORIENTAÇÃO Neville Tranter (NL)
DESTINATÁRIOS Marionetistas, professores, artistas plásticos, estudantes de teatro e actores
NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES 10
IDIOMA Inglês
DATA LIMITE DE INSCRIÇÃO 27 de Maio
CONFIRMAÇÃO E PAGAMENTO DE INSCRIÇÃO 28 de Maio


A INSCRIÇÃO NO WORKSHOP É REALIZADA ATRAVÉS DO PREENCHIMENTO DA FICHA DE INSCRIÇÃO, SOLICITADA VIA TELEFONE (212 427 621) OU POR E-MAIL (ruteribeiro@tarumba.org), À QUAL DEVERÁ SER ANEXADO UM CURRÍCULO RESUMIDO.

A oportunidade única de participar num workshop dirigido por um grande mestre de reconhecido mérito internacional. Neville Tranter ganhou um lugar de destaque no teatro de marionetas europeu pelos seus espectáculos, onde são visíveis a excelência da sua técnica de manipulação, o seu trabalho de actor e a sua extraordinária técnica vocal, levando até às últimas consequências os diálogos entre marioneta - manipulador - marioneta - actor.

Stuffed Puppet Theatre - um teatro de marionetas para adultos composto por um actor-manipulador, o mestre Neville Tranter, e pelas suas marionetas de tamanho humano.
Neville Tranter nasceu em 1955 na Austrália, em Toowoomba. Terminou os seus estudos dramáticos com o encenador americano Robert Gist em Queensland, em 1976, e estagiou com o Billbar Puppet Theatre. Radicado na Holanda, após a participação do Stuffed Puppet Theatre no Festival of Fools em Amsterdão, em 1978, desenvolveu neste país o seu teatro de marionetas visual, emocional e adulto até atingir a forma actual. No seu modo brutal, impiedoso e poético, Tranter consegue levar o público a confrontar-se com os seus medos e sonhos, anseios e desejos, geralmente personificados em marionetas que falam, de tamanho natural. Combina um cenário minimal com sofisticação musical, luminotécnica e sonora, utilizando desde os dispositivos teatrais mais antigos às tecnologias mais modernas. Apresenta-se sozinho em cena, apenas com as suas marionetas e alguns assistentes nos bastidores, mas consegue evocar imagens que o público dificilmente esquecerá. Um virtuoso da manipulação, por vezes parece ser duas pessoas, transformando o seu corpo de actor num objecto manipulado.


Marionetas
Teatro Maria Matos
Sala de Ensaios

Sábado 16 de Maio das 10h30 às 13h e das 14h30 às 17h

ORIENTAÇÃO João Paulo Seara Cardoso
DESTINATÁRIOS Maiores de 18 anos
NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES Limitado
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ana Ladeira projectoeducativo.teatromariamatos@egeac.pt Tel. 218 438 800


O teatro de marionetas emergiu há algumas décadas do seu limbo arcaico. Hoje afirma-se como uma linguagem cénica complexa, plataforma ideal de cruzamento de múltiplas expressões da arte contemporânea. Uma linguagem poética, anárquica e imagética, no seio da qual a marioneta, duplo do actor, se revela como uma poderosa metáfora do homem, dos seus sonhos, fantasmas e paixões. Esta oficina será um momento especial para reflectir sobre questões ligadas ao teatro de marionetas, numa perspectiva histórica e contemporânea, experimentar situações de jogo teatral e partilhar processos de criação.

João Paulo Seara Cardoso tem formação no domínio da animação sócio-cultural, do teatro e das marionetas. Frequentou os cursos do Institut Nacional d’Éducation Populaire e do Institut International de la Marionnette. Teve como principais mestres Marcel Violette, Lopez Barrantes, Jim Henson e João Coimbra. Iniciou a sua actividade teatral e formação no Teatro Universitário do Porto. Dedicou-se à pesquisa e reconstituição do Teatro Dom Roberto, fantoches populares portugueses, e efectuou cerca de mil e quinhentas representações. Para a RTP, criou e dirigiu séries de programas para a infância. No domínio da literatura infantil tem nove livros publicados. Director artístico e fundador do Teatro de Marionetas do Porto, tem encenado todos os espectáculos apresentados pela companhia, desde 1988. Para o evento Peregrinação da Expo 98, criou “Máquina-Homem/Clone Fighters”. É professor da cadeira de Interpretação Teatral no Balleteatro Escola Profissional.



Guarattelle:
Marionetas Tradicionais Napolitanas

Museu da Marioneta

Sábado 16 de Maio das 15h às 18h

ORIENTAÇÃO Gaspare Nasuto (Itália)
DESTINATÁRIOS Marionetistas, professores, artistas plásticos, estudantes de teatro e actores
NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES 10
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES ruteribeiro@tarumba.org Tel. 212 427 621


Gaspare Nasuto é uma verdadeira referência para todos os que querem conhecer os segredos das Guarattelle napolitanas, marionetas de luva tradicionais, que terão nascido em Nápoles por volta de 1500. Uma das suas principais características é a voz de Pulcinella, realizada através de uma palheta, um instrumento que o marionetista coloca no palato durante as representações. A este aspecto associa-se uma técnica exclusiva e surpreendente de movimentos e uma força de interpretação que tornam os espectáculos inesquecíveis e incrivelmente actuais.
Gaspare Nasuto, considerado um dos grandes mestres desta tradição napolitana, iniciou a sua actividade em 1989 como marionetista e escultor. O seu percurso artístico situa-se entre a preservação da tradição oral das Guarattelle e a experimentação artística desta peculiar forma de teatro. Cinco séculos da arte das marionetas napolitanas fundem-se na sua companhia especializada também na construção de marionetas, esculpidas em madeira de aveleira e de cerejeira, no cuidado com que construiu o seu castelet, na utilização da palheta e da moca. Participa regularmente em vários festivais internacionais e dirige diversos workshops de marionetas. Os seus espectáculos para adultos têm sido verdadeiras surpresas ao longo dos anos, como “Un Faust per Guarattelle a Se77e”, inspirado no filme “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman, ou “Aspetta Aspetta”, inspirado em “À espera de Godot”, de Beckett. Foi professor na Scuola di Pulcinella de Nápoles e é, actualmente, professor no Atelier delle Figure di Cervia em Emila Romagna e professor externo da Academia de Teatro de Osijek, na Croácia, onde é responsável pela cátedra de Teatro de Marionetas.



O Corpo como uma Marioneta
Teatro Maria Matos
Sala de Ensaios

19 a 24 de Maio
Terça a Sexta às 10h
Sábado às 15h
Domingo às 11h


ORIENTAÇÃO Yola Pinto
DESTINATÁRIOS Dos 3 aos 5 anos
NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES Limitado
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES Ana Ladeira projectoeducativo.teatromariamatos@egeac.pt Tel. 218 438 800


Explorar novas possibilidades de extensão do movimento do nosso corpo no espaço e em alguns materiais como o papel, cartão ou fios de lã. Partir de ideias e sensações que se prolongam em marcas e desenhos e que virão a transformar-se, através de construções simples, em novas e divertidas partes de um corpo certamente original.

Yola Pinto nasceu em 1974. Licenciou-se em Arquitectura, ao mesmo tempo que completava formação em Dança Contemporânea no CEM. Em 2001 parte para Amesterdão e ingressa no Curso Intensivo de Exploração de Movimento na SNDO, onde colabora com a Magpie Company, investigadora de discursos improvisados em performance. Desde então, tem trabalhado este método com artistas de várias áreas, nomeadamente na concepção de várias instalações associadas ao movimento.



O Teatro de Sombras Chinesas e as Marionetas de Luva
Museu da Marioneta
Terça 26 de Maio das 18h às 20h
Quarta 27 de Maio das 18h às 20h


ORIENTAÇÃO Jean-Luc Penso (França)
DESTINATÁRIOS Marionetistas, professores, artistas plásticos, estudantes de teatro e actores
NÚMERO MÁXIMO DE PARTICIPANTES 10
INFORMAÇÕES E INSCRIÇÕES ruteribeiro@tarumba.org Tel. 212 427 621


Um workshop por um dos maiores estudiosos e mestres ocidentais de teatro de sombras chinesas e de marionetas de luva. Uma oportunidade única de conhecer alguns dos segredos destas técnicas.
Uma introdução ao teatro de sombras chinês e às marionetas de Taiwan, onde serão abordadas diferentes técnicas, como as marionetas de sombras tradicionais construídas em pele, as sombras de cartão, as sombras com os corpos e os efeitos especiais que podemos criar com a luz.
O teatro de sombras é uma das formas de expressão artística que permite exprimir melhor a nossa criatividade e onde a imaginação parece não ter limites. Em relação às marionetas aborda-se a sua manipulação, como lhes dar vida e conhecer melhor esta técnica através de diferentes demonstrações.

Jean-Luc Penso estudou marionetas e sombras chinesas em Taiwan e na China com os Mestres Li Tien Lu e Wei Jin Quan. Dirige em Paris o Théâtre du Petit Miroir. A companhia possui várias produções encenadas em França e na Ásia, onde fez numerosas digressões, para além de uma cooperação com a companhia Yi Wan Jan de Taipei. Foi a primeira companhia de marionetas ocidental convidada a actuar na China depois da Revolução Cultural, em Abril de 1981. Encorajado pelo Mestre Li Tien Lu para utilizar as técnicas de marionetas chinesas em contextos não asiáticos, Jean-Luc Penso tem, desde 1985, expandido o seu repertório incluindo trabalhos de tradição europeia. Em 2007 foi galardoado pela Fundação Cultural Franco-Taiwanesa pelo seu contributo nas relações culturais entre França e Taiwan.