Madalena Victorino

Portugal

Lembranças


Museu da Marioneta
5 e 6 de Junho às 20 e 23h


CRIACÃO COLECTIVA DE Madalena Victorino com Ana Cloe, Ainhoa Vidal, Carla Chambel, Claúdia Gaiolas, Catarina Requeijo, Cláudio Silva, Joana Providência, José Abreu, Letícia Liesenfeld, Lucília Raimundo, Mafalda Saloio, Miguel Fragata, Nicolas Brites e Paula Diogo
TÉCNICA Teatro, dança e objectos
PÚBLICO-ALVO M/8
DURAÇÃO 90 minutos
IDIOMA Português
Projecto produzido pela Fundação Caixa Geral de Depósitos - Culturgest

São 13 breves peças que se localizam entre o teatro com objectos e a dança. Ficcionam para um grupo restrito de pessoas de cada vez, um mundo insólito de poesia. Duram entre cinco a dez minutos cada uma e oferecem experiências que não se esquecem. 13 ficções coreográficas, que usando as ferramentas do humor, do amor, do terror e da acção, divertem, encantam e intrigam.

Para seguir estas lembranças basta deambular pelo convento e encontrar as luzes que piscam. Partimos e encontramos alguém que nos convida. Somos guiados pelos trilhos da delicadeza, do detalhe, do insólito e de alguma suspensão. Um teatro para viver o embate da vertigem quando não sentimos a fronteira entre actor e espectador.

“... esta criadora, juntamente com um punhado de jovens e excelentes actores, propôs passagens breves mas intensas por factos sensíveis, que se articularam entre si na construção de um universo singular... Em cada instante pares de espectadores podiam encontrar-se no interior de uma lembrança, nas imediações de um espaço íntimo, participando no jogo da memória que se constrói com pequenos objectos, sobre e com os lugares… Profundamente vibrátil.” – Daniel Tércio, Revista Actual, Expresso

“... peças de teatro num espaço onde nunca se imaginou fazer teatro... Um palco onde se contam histórias de amor… Histórias de amores impossíveis representadas, imagine-se, com recurso a dois amendoins. O que ali aconteceu, em quatro récitas, não se tornará a repetir.” – Paula Rocha, Jornal de Notícias


Madalena Victorino estudou dança contemporânea na London School of Contemporary Dance e obteve o grau de professora de Dança na Universidade de Londres, Goldsmith’s College / Laban Centre for Movement and Dance. Trabalha como coreógrafa e professora nas áreas da composição, da pedagogia da dança, das artes na comunidade e na educação, assim como, as relações entre o teatro e a dança.
Tem coreografado extensivamente para lugares não convencionais, como fábricas, parques de estacionamento, museus, florestas…
Entre 1996 e 2008 foi assessora para a área da Pedagogia e Animação na Fundação Centro Cultural de Belém. Entre 2000 e 2004, em conjunto com Giacomo Scalisi, foi co-directora do Projecto Europeu de Artes do Espectáculo para um Público Jovem, Percursos.
Como principais trabalhos coreográficos destacam-se “Projecto Tojeira” (1989), “Torrefacção” (1990), “A Festa” (1993), “Dias Felizes” de Samuel Beckett (2001), “Lembranças” (2006), “A linha da Viagem” e “Caruma” (2007), considerado pela imprensa o melhor espectáculo de dança do ano.