Les Ateliers Denino

França

Le Grand Théâtre Mécanique des Ateliers Denino

Centro Cultural de Belém
29 de Maio às 15h, 16h, 17h, 18h e 19h

30 de Maio às 12h, 13h, 15h, 16h, 17h, 18h e 19h

31 de Maio às 12h, 13h, 15h, 16h, 17h30, 18h30 e 19h30


AUTORIA, ENCENAÇÃO E MÚSICA Alain Richet
ACTORES-MANIPULADORES Alain Richet e Bettina Vielhaber
PÚBLICO-ALVO Para todos
Várias sessões - lotação limitada a 10 pessoas em cada sessão


Foi em 1900 que nasceu a mais bela preciosidade dos Ateliers Denino. Um verdadeiro teatro à Italiana, em miniatura, com 700 lugares, público, espectáculo e um lustre de 1200 peças, todas de cristal. A sala está cheia, mas ainda restam 10 lugares em cada sessão - no galinheiro.

Um teatro com os arrumadores, os espectadores que chegam tarde, os técnicos a trabalhar, os entretenimentos, o pano de boca, os actores que são pouco maiores do que pulgas e os aplausos.
Minhas senhoras e meus senhores, o último herdeiro dos Ateliers Denino tem o imenso prazer de vos anunciar que o seu Teatro Mecânico está de volta!
Venham deslumbrar os vossos olhos num mundo maravilhoso em miniatura e cheio de poesia, pois é único, Le Grand Théâtre Mécanique Denino!

“Criado em 1900 pelo Atelier Denino, o Teatro Mecânico foi apresentado na Exposição Universal de Paris. Posteriormente esta atracção de feira caiu no esquecimento, até acabar num celeiro, cheio de pó. O teatro pertencia ao meu avô. Eu conhecia a sua existência e decidi restaurá-lo, conta Alain Richet. Quatro anos de trabalho à noite, em que criou centenas de personagens, o lustre em miniatura de cristal, com 1200 peças... sem contar com a iluminação e os efeitos sonoros... No seu interior tudo pode ser animado... e, é claro, os actores liliputianos, que representam no seu pequeno palco... No início as pessoas estão cépticas, mas quando abrem as pequenas portas dos camarotes e vêm a sala ficam perplexos...” - Emmanuel Coubert, Sud Ouest