Stuffed Puppet Theatre

Holanda

Vampyr

Teatro Nacional D. Maria II
30 de Maio às 21h30
31 de Maio às 16h


CONCEITO, MARIONETAS E ACTOR-MANIPULADOR Neville Tranter
TEXTO Jan Veldman
ENCENAÇÃO Allan Zipson
AMBIENTE SONORO Ferdinand Bakker e Kim Hayworth
DESENHO DE LUZ Desirée Van Gelderen
TÉCNICA Mista
PÚBLICO-ALVO Maiores de 14 anos
DURAÇÃO 80 minutos
IDIOMA Inglês
Uma produção da companhia Stuffed Puppet
em co-produção com Schauspielhaus Wien


Vampyr, um conto de fadas para adultos. Uma história que junta rituais, medos, romantismo, coragem, cobardia… mas também algumas gotas de sangue. Uma história sobre a vida e a morte, casamentos de pais solteiros, o crescimento dos filhos e de vampiros, condimentada com terror, humor e infidelidade.

Num parque de campismo holandês, que à primeira vista parece muito divertido, o dono e o seu assustador ajudante preparam planos sombrios. Pretendem ganhar o máximo de dinheiro com os campistas, mas por meios ilegais. Durante o entretenimento nocturno, cujo tema é o "horror", as coisas ficam fora do controlo e a única forma de salvar a situação é sacrificar um dos campistas… O parque é ainda ocupado por habitantes invisíveis… um velho vampiro, que está de olho numa rapariga doente, o filho vampiro adolescente e o seu anjo da guarda.

Virtuosidade, poder e humor avassalador, Neville Tranter e as suas extraordinárias marionetas... Cada espectáculo propõe uma visão do mundo corrosiva, cómica e trágica, com uma infinita ternura pelos “deslocados”, os frágeis, os deixados por sua conta e risco. Depois de Faust, Macbeth, Salomé, Frankenstein e Hitler, Neville convida-nos de novo a reencontrar monstros: os vampiros...



“O seu universo desenha-se em palco, ele está presente, rodeado pelas suas criaturas de tamanho quase humano, com caras e mãos enormes. Bocas abertas, olhos brilhantes, são sórdidas, divertidas ou comoventes. A sua presença é de tal forma que nós só as vemos a elas: o olhar dos espectadores é constantemente atraído por elas, e não sobre ele, o actor humano, bem vivo. Neville Tranter é a sua voz, o seu guia, o seu servidor. Ele gosta desta relação estranha, destas relações de força e de ternura entre mestre e servidor, criador e marioneta” - Le Monde.


Stuffed Puppet Theatre - um teatro de marionetas para adultos composto por um actor-manipulador, o mestre Neville Tranter, e pelas suas marionetas de tamanho humano.
Neville Tranter nasceu em 1955 na Austrália, em Toowoomba. Terminou os seus estudos dramáticos com o encenador americano Robert Gist em Queensland, em 1976, e estagiou com o Billbar Puppet Theatre. Radicado na Holanda, após a participação do Stuffed Puppet Theatre no Festival of Fools em Amsterdão, em 1978, desenvolveu neste país o seu teatro de marionetas visual, emocional e adulto até atingir a forma actual. No seu modo brutal, impiedoso e poético, Tranter consegue levar o público a confrontar-se com os seus medos e sonhos, anseios e desejos, geralmente personificados em marionetas que falam, de tamanho natural. Combina um cenário minimal com sofisticação musical, luminotécnica e sonora, utilizando desde os dispositivos teatrais mais antigos às tecnologias mais modernas. Apresenta-se sozinho em cena, apenas com as suas marionetas e alguns assistentes nos bastidores, mas consegue evocar imagens que o público dificilmente esquecerá. Um virtuoso da manipulação, por vezes parece ser duas pessoas, transformando o seu corpo de actor num objecto manipulado.