Taiyuan Puppet Theatre Company

Taiwan

Marionetas Tradicionais
de Taiwan


Museu da Marioneta
5 e 6 de Junho às 22h

7 de Junho às 15h30


DIRECÇÃO ARTÍSTICA E TÉCNICA Wu Shanshan
ACTORES-MANIPULADORES Huang Wushan e Lai Shi-an
DIRECÇÃO DE PRODUÇÃO Robin Ruizendaal
TÉCNICA Marionetas de luva tradicionais de Taiwan
PÚBLICO-ALVO M/7
IDIOMA Sem palavras
DURAÇÃO 45 minutos

O teatro de marionetas de luva de Taiwan possui uma tradição extremamente rica e diversificada, de grande beleza, música e escultura aliadas a uma técnica de manipulação muito delicada.

O mestre Chen Xihuang, com 79 anos, é actualmente o marionetista mais célebre de Taiwan. Iniciou o seu percurso com marionetas quando tinha 13 anos, com o seu pai, o famoso marionetista Li Tianlu. O seu bisavô era professor do Imperador na corte de Pequim e, actualmente ainda vive num apartamento da grande e tradicional mansão do bisavô, em Taipei.

Durante cerca de 60 anos, Chen desenvolveu e melhorou as técnicas das marionetas de luva de Taiwan, elevando-as a um nível de grande qualidade. Os seus estudantes formam agora o grupo do futuro das marionetas de luva de Taiwan. Já actuou em mais de 30 países e a sua atitude profissional e respectiva interpretação de diferentes personagens é uma enorme inspiração para todos que com ele trabalham. Nos últimos anos também mostrou o seu virtuosismo em espectáculos mais contemporâneos, que obtiveram um grande sucesso. A sua versatilidade, a sua herança e personalidade tornam-no um actor fora de série do teatro de marionetas, bem como uma figura carismática das artes de Taiwan.



Neste espectáculo, mestre Chen irá mostrar ao público a delicada gestualidade e movimentos específicos de diversas marionetas de luva, com uma agilidade e beleza surpreendentes, que irão demonstrar o grau de perfeição adquirido e a enorme versatilidade destas marionetas. Poderemos ver a jovem senhora, palhaços e vilões, e até um velho homem a fumar um cachimbo verdadeiro... mas as cenas de luta são absolutamente inesquecíveis e incríveis...

O grupo Taiyuan Puppet Theatre foi fundado em 2001 por Paul Lin com o objectivo de preservar esta tradição e, simultaneamente criar espectáculos novos e inovadores. A companhia está sediada no Lin Liu-Hsin Puppet Theatre Museum em Dadaocheng, no velho centro de Taipei. O seu director criativo é Robin Ruizendaal, escritor, designer e investigador, Ph.D. em Sinologia - Teatro de Marionetas Chinês e director do Lin Liu-Hsin Puppet Theatre Museum. Taiyuan Puppet Theatre apresenta espectáculos tradicionais num palco com cerca de cem anos, bem como espectáculos contemporâneos, em que interagem marionetistas, actores e músicos. Já actuaram em mais de 20 países, incluindo o Purcell Room e Victoria and Albert Museum, em Londres, na América Central e do Sul, no Traditional Opera Theatre em Hanoi, Union Square em São Francisco, Casa Mila em Barcelona, no Camboja e, é claro, nas ruas e teatros da velha Taipei.