Gaspare Nasuto - Pulcinella di Mare

Itália

L’Antica Tradizione
di Pulcinella


Museu da Marioneta
15 e 16 de Maio às 22h
17 de Maio às 11h30


CRIAÇÃO E ACTOR-MANIPULADOR Gaspare Nasuto
TÉCNICA Marionetas de luva tradicionais napolitanas
PÚBLICO-ALVO M/6
DURAÇÃO 50 minutos
IDIOMA Napolitano


O autêntico e inimitável Pulcinella como nunca viram antes...

Gaspare Nasuto é uma verdadeira referência para todos os que querem conhecer os segredos das Guarattelle napolitanas, marionetas de luva tradicionais, que terão nascido em Nápoles por volta de 1500. Uma das suas grandes características é a voz de Pulcinella, realizada através de uma palheta (“pivetta”), um instrumento que o marionetista coloca no palato durante as representações. A este aspecto associa-se uma técnica exclusiva e surpreendente de movimentos e uma força de interpretação que tornam os espectáculos inesquecíveis e incrivelmente actuais.

Pulcinella, o primo do nosso Dom Roberto, um marco na família europeia dos Polichinelos, o antepassado, o original, terá sido por aqui que tudo começou... A marioneta percorreu a Europa deixando uma bela herança e uma visão muito dantesca do mundo.

Gaspare Nasuto, considerado um dos grandes mestres da tradição napolitana de marionetas, iniciou a sua actividade em 1989, como marionetista e escultor. O seu percurso artístico desenha-se entre a preservação da tradição oral das Guarattelle e a experimentação artística desta peculiar forma de teatro de marionetas. Cinco séculos da arte das marionetas napolitanas fundem-se na sua companhia especializada também na construção de marionetas, esculpidas em madeira de aveleira e cerejeira, no cuidado com que construiu o seu castelet, na utilização da palheta e da moca. Já participou em vários festivais internacionais e lecciona diversos workshops de marionetas. Os seus espectáculos para adultos têm sido verdadeiras surpresas ao longo dos anos, como “Un Faust per Guarattelle a Se77e”, inspirado no filme “O Sétimo Selo” de Ingmar Bergman, ou “Aspetta Aspetta”, inspirado em “À espera de Godot”, de Beckett. Foi professor na Scuola di Pulcinella de Nápoles e é actualmente professor no Atelier delle Figure di Cervia em Emila Romagna e professor externo da Academia de Teatro de Osijek, na Croácia, onde é responsável pela cátedra de Teatro de Marionetas.