La Chana Teatro

Espanha

Entre Dilúvios

Museu da Marioneta
21 a 23 de Maio às 22h


AUTORIA E ENCENAÇÃO Jaime Santos
ASSISTENTE DE ENCENAÇÃO Eric de Sarria
MÚSICA Pep Pascual
DESENHO DE SOM E LUZ Áurea Pérez
TÉCNICA Teatro de objectos
PÚBLICO-ALVO M/12
DURAÇÃO 60 minutos
IDIOMA Espanhol


E Deus criou o humor…?

Histórias bíblicas contadas com muito humor e com a utilização de objectos inusitados, como pedaços de madeiras recolhidos no mar e um urinol...

“Calvino utilizava as palavras como objectos na sua obra. Eu procuro usar os objectos como palavras, carregados de significados” – Jaime Santos.

A companhia La Chana Teatro apresenta “Entre Dilúvios” uma curiosa abordagem ao teatro de objectos com um texto cheio de humor. Os dilúvios deram lugar à morte e à vida... Contar histórias com objectos e palavras, de uma forma poética e absurda, alguns conflitos fundamentais do ser humano, a partir de passagens bíblicas como a Criação, o Paraíso, de Caim e Abel, de Sodoma e da Arca de Noé. São metáforas que ampliam a visão e nos obrigam a seguir por caminhos comuns mas diferentes. Os conflitos fundamentais do homem, a sua relação com o espaço, com a posse da terra, a religião, de uma forma surpreendente e absolutamente não religiosa, fugindo dos clichés, para que o espectador faça a sua própria narração. Mas, não se assustem, o espectáculo é super divertido e pouco mais se pode dizer... sem dúvida nenhuma, o melhor é vê-lo!

La Chana Teatro, cujo trajecto artístico está cheio de espectáculos inteligentes, é uma companhia criada em 1987 por Jaime Santos e Áurea Pérez, sediada em Salamanca. Têm uma forma peculiar e um estilo muito próprio de contar as suas histórias, como um jogo, mantendo sempre como protagonistas o objecto, a palavra, o espaço e a interpretação. Jaime Santos trabalha em teatro há 24 anos e, neste período, já montou mais de 20 espectáculos. É formado em Filologia Hispânica, além de ser actor, director, cenógrafo e manipulador de marionetas e de objectos. O nome “La Chana” foi escolhido pela sonoridade. Tem diversos significados que descobriu aos poucos: é o nome de uma canção folclórica espanhola muito popular, mas também é o nome de um jogo tradicional.