Métalu A Chahuter

França

Pendule
Concerto de Objectos Animados


Teatro Maria Matos
21, 22 e 23 de Maio às 22h


CONCEPÇÃO, MÚSICOS E MANIPULADORES Man’Hu e Jéranium
TÉCNICA Objectos e música
PÚBLICO-ALVO M/8
DURAÇÃO 40 minutos
IDIOMA Sem palavras


Um concerto semi-automático de objectos animados...
Uma máquina sonora entre a escultura musical e a instalação animada...
Instalação mecânica de barriga aberta...

Um fantástico e gigantesco dispositivo mecânico no palco do Teatro Maria Matos!

Dois músicos manipulam calmamente uma instalação mecânica construída a partir da reciclagem e reunião de materiais diversos, que, quando colocada em movimento, propaga os seus movimentos e multiplica os sons. A presença de luzes e sombras reforça o aspecto espectacular do dispositivo em movimento, onde cada intervenção dos manipuladores é pontual e moderada. São apenas detonadores e observadores cuidadosos da ressonância dos seus gestos.

Os mecanismos estão à nossa frente, completamente expostos. Esta disposição do espaço permite ao espectador ver o que escuta e escutar o que vê. Revelando, assim, o motivo do desconcerto e do “re-concerto”, graças à relação que se instala entre ouvir e olhar.

Os vossos olhos não acreditarão nos vossos ouvidos...!

Jéranium, músico, compositor, inventa máquinas a partir de materiais reciclados. Apaixonado pela música mecânica, reparte as suas actividades entre diversos projectos, principalmente dentro do grupo de improvisação Silent Block. Converte-se em criador e director da orquestra de Leon Napakatbra. Paralelamente, concebe diversas exposições em volta de máquinas e co-realiza uma série de dez máquinas eróticas, com Frédéric Le Junter.
Man’Hu, cenógrafa, encontrou a equipa de Metalu A Chahuter em 2000 e trabalha nas montagens e desmontagens de Leon Napakatbra, prepara as festas e exposições de Métalu, decora diversas manifestações. Colabora com Delphine Sekulak e Marie Bouchacourt. Juntas criaram o colectivo de cenografia Hirsute, em 2002. Um ano mais tarde integra o grupo de construtores do submarino-laboratorio el Axolot que teve a sua estreia em Lille 2004, capital Europeia da cultura. Paralelamente, trabalha sobre o espectáculo Kiang da companhia Galouma, como construtora e Directora de Cena.
Métalu A Chahuter é um colectivo de artistas e técnicos, especializados nas artes de rua e na criação experimental. Os seus membros estão organizados em companhias ou colectivos.

“No final, espere ficar encantado com o espectáculo” – Cathy Blisson, Télérama “Uma instalação de rara poesia... com doçura, sensibilidade e dezenas de surpresas sonoras e visuais” – Sylvain Siclier, Le Monde